Pesquisar este blog
segunda-feira, 30 de maio de 2016
Resumo (2ª parte) do Capítulo 02 (Filosofia e outras formas de pensar) da Unidade 01 (Como pensamos?)
→ O pensamento religioso apresenta-se como um conhecimento pronto e definitivo que algumas pessoas têm e outras não, que qualquer um pode aprender, desde que aceite os dogmas. Esse conhecimento está centrado na fé, uma confiança absoluta nas palavras que foram reveladas pela divindade.
→ O pensamento filosófico procura uma explicação racional, nem pronta nem definitiva, que faça sentido e possa convencer pela lógica e não pela aceitação do dogma.
→As relações entre filosofia e religião são por vezes conflituosas. Mas há aspectos de concordância, pois ambas se formam como uma forma de ver o mundo.
>>> Filosofia e senso comum
→ Todos nós pensamos e construímos uma visão de mundo. Das coisas que observamos e vivemos cotidianamente, tiramos conclusões e elaboramos explicações. Mas esse tipo de conhecimento não é sistemático, não se baseia em métodos.
→ Senso comum é um tipo de conhecimento que todos nós experimentamos. Caracteriza-se por ser absorvido sem maiores reflexões, sem aprofundamento.
→ O senso comum é útil em determinadas situações, mas em outras situações precisamos também de um conhecimento formal, mais sistematizado, mais organizado, como somente a filosofia e a ciência podem produzir.
→ A filosofia parte do senso comum, mas tende a abandoná-lo no processo de criação de conceitos.
→ Não há filosofia sem um ponto de partida no senso comum, mas, ao mesmo tempo, se o pensamento permanecer no senso comum não haverá filosofia.
>>> Filosofia, arte e ciência: as potências do pensamento
→ A religião, o mito e o senso comum são formas de pensamento que produzem conhecimentos que nos ajudam a viver e a pensar, sempre segundo certos parâmetros já estabelecidos.
→ Há outras formas de pensar, as potências do pensamento, que expressam uma inquietação e uma insatisfação, buscam a renovação, nos fazem pensar e nos instigam a curiosidade para além do que já sabemos. São elas: a filosofia, a arte e a ciência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sou professor de História, Filosofia e Sociologia no ensino médio do interior da Bahia, Paratinga, Território Velho Chico, e, estudando esse assunto, para estimular os estudantes, acabei aprendendo bastante, ao ponto de mudar todo o meu entendimento sobre o mundo e a sociedade. Parabéns por divulgar. Que seja uma semente positiva na vida de quem ler esse resumo.
ResponderExcluirMuito obrigado Fernando! Fiquei surpreso em ver que este conteúdo foi acessado não apenas pelos meus alunos, aos quais se dirige o blog, mas também por um colega de área, e de uma distância considerável do onde vivo (Ipatinga-MG). Que suas palavras se concretizem e estes conteúdos que posto sejam positivamente utilizados.
ExcluirInteressantíssimo
ResponderExcluir