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terça-feira, 24 de setembro de 2019

3º Ano - Questões Avaliação

3º Ano - Questões Avaliação


01- Não temos exatamente uma vida curta, mas desperdiçamos grande parte dela. A vida, se bem empregada, é suficientemente longa e nos foi dada com muita generosidade para realização de importantes tarefas. Ao contrário, se desperdiçada no luxo e na indiferença, se nenhuma obra é concretizada, por fim, se não se respeita nenhum valor, não realizamos aquilo que deveríamos realizar, sentimos que ela realmente se esvai.
(SÊNECA. Sobre a brevidade da vida . Porto Alegre: L&PM, 2007, p. 26.)

Tendo como base o texto acima, é correto afirmar que
A) grande parte da ética apresentada por Sêneca está calcada na aceitação dos valores vigentes e da vida em sociedade de Roma.
B) segundo Sêneca, a vida é breve e que temos que aproveitá-la da melhor maneira possível, inclusive com hábitos hedonistas.
C) podemos encontrar nos escritos de Sêneca a influência da filosofia estoica, principalmente nas regras de vida desenvolvidas por ele.
D) Sêneca desenvolveu seu pensamento sob os pilares da tradição Patrística latina, culminando na construção de um conjunto de regras morais.
E) o pensamento de Sêneca foi fortemente influenciado pela ética socrático-platônica e sua concepção de que a má conduta decorre da ignorância.

02- Epicuro foi um filósofo grego que procurou, através da filosofia, mostrar o caminho para a vida feliz. Para ele, o que é necessário para ser feliz?

A) para ser feliz, é preciso dedicar a vida ao prazer e evitar o sofrimento.
B) para ser feliz, é necessário vivermos com uma vida farta com riqueza extrema.
C) para ser feliz, devemos seguir todo ensinamento vindo de alguma divindade.
D) para ser feliz, basta ser uma pessoa complexa.
E) para ser feliz, primeiramente, torna-se necessário curar os males da própria alma.

03- (UEM, 2012 - modificada) Afirma o filósofo Epicuro (séc. III a.C.), conhecido pela defesa de uma filosofia hedonista:
[...] o prazer é o começo e o fim da vida feliz. É ele que reconhecemos como o bem primitivo e natural e é a partir dele que se determinam toda escolha e toda recusa e é a ele que retornamos sempre, medindo todos os bens pelo cânon do sentimento. Exatamente porque o prazer é o bem primitivo e natural, não escolhemos todo e qualquer prazer; podemos mesmo deixar de lado muitos prazeres quando é maior o incômodo que os segue.
EPICURO. A vida feliz. In: ARANHA, M. L.; MARTINS, M. P. Temas de filosofia. 3. ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005. p. 228.

Considerando os conceitos de Epicuro, é CORRETO afirmar que:
1) estudar todo dia não é bom porque a falta de prazer anula todo conhecimento adquirido.
2) todas as escolhas são prazerosas porque naturalmente os seres humanos rejeitam toda dor.
4) comer uma refeição nutritiva e saborosa em demasia é ruim porque as consequências são danosas ao bem-estar do corpo.
8) a beleza corporal é uma finalidade da vida humana porque o prazer de ser admirado é a maior felicidade para o ser humano.
16) o prazer é necessariamente felicidade porque ele pode gerar o seu contrário, a dor.

Somando os valores das alternativas corretas teremos:
A) 4 B) 6 C) 12 D) 9 E) 10

04- (UEM, 2008) O Período Helenístico inicia-se com a conquista macedônica das cidades-Estado gregas. As correntes filosóficas desse período surgem como tentativas de remediar os sofrimentos da condição humana individual: o epicurismo ensinando que o prazer é o sentido da vida; o estoicismo instruindo a suportar com a mesma firmeza de caráter os acontecimentos bons ou maus; o ceticismo de Pirro orientando a suspender os julgamentos sobre os fenômenos.

Sobre essas correntes filosóficas, assinale o que for CORRETO.
01) Os estoicos, acreditando na ideia de um cosmo harmonioso governado por uma razão universal, afirmaram que virtuoso e feliz é o homem que vive de acordo com a natureza e a razão.
02) Conforme a moral estoica, nossos juízos e paixões dependem de nós, e a importância das coisas provém da opinião que delas temos.
04) Para o epicurismo, a felicidade é o prazer, mas o verdadeiro prazer é aquele proporcionado pela ausência de sofrimentos do corpo e de perturbações da alma.
08) Para Epicuro, não se deve temer a morte, porque nada é para nós enquanto vivemos e, quando ela nos sobrevém, somos nós que deixamos de ser.
16) O ceticismo de Pirro sustentou que, porque todas as opiniões são igualmente válidas e nossas sensações não são verdadeiras nem falsas, nada se deve afirmar com certeza absoluta, e da suspensão do juízo advém a paz e a tranquilidade da alma.

Somando os valores das alternativas corretas teremos:
A) 15 B) 28 C) 23 D) 31 E) 27

05- (Enem 2014) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.
EPICURO DE SAMOS. “Doutrinas principais”. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim
A) alcançar o prazer moderado e a felicidade.
B) valorizar os deveres e as obrigações sociais.
C) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
D) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
E) defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.

06- (Ufsj 2012) Sobre a ética na Antiguidade, é CORRETO afirmar que

A) os cínicos utilizavam o humor para mostrar como era necessário possuir riquezas para alcançar a felicidade plena.
B) os epicuristas afirmavam a existência de uma vida post mortem, na qual todas as dores cessariam.
C) Kant, na direção socrática, defendeu a necessidade de purificação da alma para se alcançar a ideia de bem.
D) Aristóteles repercutiu a ideia de uma ética intimista voltada para o bem individual, que, ao ser exercida, se espargiria por todos os homens.
E) o ideal ético perseguido pelo estoicismo era um estado de plena serenidade para lidar com os sobressaltos da existência.


07- (Unisc 2012) Nas suas Meditações, o filósofo estoico Marco Aurélio escreveu:

Na vida de um homem, sua duração é um ponto, sua essência, um fluxo, seus sentidos, um turbilhão, todo o seu corpo, algo pronto a apodrecer, sua alma, inquietude, seu destino, obscuro, e sua fama, duvidosa. Em resumo, tudo o que é relativo ao corpo é como o fluxo de um rio, e, quanto á alma, sonhos e fluidos, a vida é uma luta, uma breve estadia numa terra estranha, e a reputação, esquecimento. O que pode, portanto, ter o poder de guiar nossos passos? Somente uma única coisa: a Filosofia. Ela consiste em abster-nos de contrariar e ofender o espírito divino que habita em nós, em transcender o prazer e a dor, não fazer nada sem propósito, evitar a falsidade e a dissimulação, não depender das ações dos outros, aceitar o que acontece, pois tudo provém de uma mesma fonte e, sobretudo, aguardar a morte com calma e resignação, pois ela nada mais é que a dissolução dos elementos pelos quais são formados todos os seres vivos. Se não há nada de terrível para esses elementos em sua contínua transformação, por que, então, temer as mudanças e a dissolução do todo?”

Considere as seguintes afirmativas sobre esse texto:

I. Marco Aurélio nos diz que a morte é um grande mal.
II. Segundo Marco Aurélio, devemos buscar a fama, a riqueza e o prazer.
III. Segundo Marco Aurélio, conseguindo fama, podemos transcender a finitude da vida humana.
IV. Para Marco Aurélio, a filosofia é valiosa porque nos permite compreender que a morte é parte de um processo da natureza e assim evita que nos angustiemos por ela.
V. Para Marco Aurélio, só a fé em Deus e em Cristo pode libertar o homem do temor da morte.
VI. Para Marco Aurélio, o homem participa de uma realidade divina.

Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e V estão corretas.
B) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
C) Somente as afirmativas IV e VI estão corretas.
D) Todas as afirmativas estão corretas.
E) Somente a afirmativa IV está correta.

08- No século XX, o filósofo francês Michel Foucault tenta uma retomada da ética como construção da vida de cada um. Em meados da década de 1970 deu início a pesquisas para a produção de uma “história da sexualidade”, procurando compreender esse fenômeno no Ocidente. Deparou com as questões morais relativas à vivência da sexualidade e dedicou-se a estudar textos e documentos antigos para pesquisar como
os gregos e os romanos tratavam a questão. Nessas pesquisas, Foucault encontrou dois conceitos importantes.

Quais foram os dois conceitos importantes que Foucault encontrou em sua pesquisa?
A) “Cuidado de siˮ e “falar a verdadeˮ.
B) “Cuidado com os outrosˮ e “praticar a justiçaˮ.
C) “Falar a verdadeˮ e “cumprir seu deverˮ.
D) “Cuidado de siˮ e “nunca mentirˮ .
E) “Eudaimonia” e “viver para si”.

09- Como em quase tudo na filosofia, não há uma visão única de ética. Em relação a essa diversidade de pensamentos, há também muitos equívocos. De acordo com o filósofo contemporâneo Peter Singer, na introdução de seu livro Ética prática, podemos dizer com razoável certeza o que a ética não é. Ele cita quatro visões contemporâneas que precisam ser combatidas:

I. A ética não pode ser vista como uma série de regras e proibições relativas ao sexo; a ética não é uma moral sexual.
II. A ética não pode ser considerada um sistema teórico sem aplicação prática; ao contrário, a ética só faz sentido como orientação da prática de cada um.
III. É equivocada a ideia de que a ética só faz sentido no contexto religioso; ela é uma prática reflexiva sobre os problemas da vida cotidiana.
IV. Alguns afirmam, erroneamente, que a ética é relativa, pois os valores são de cada sujeito; embora esteja centrada na ação de cada sujeito, a ética só faz sentido porque vivemos no coletivo, com as ações de uns interferindo nas ações de outros. Logo, ela não pode ser subjetiva ou relativa.

Está o correto o que se afirma nas assertivas
A) II e III.
B) I e III.
C) I, II e IV.
D) I, II e III.
E) I, II, III e IV.

10- O cinismo foi fundado por um discípulo de Sócrates, Antístenes (c. 445 a.C.-c. 365 a.C.), que centrou sua filosofia na ética, defendendo uma vida pautada pela virtude. Esses filósofos (cínicos) não escreveram tratados, mas faziam da filosofia uma prática cotidiana, assim como Sócrates, que filosofava dialogando com as pessoas na praça pública.

Enquanto Sócrates usava a ironia, os cínicos usavam
A) as metáforas, as quais permitem ensinar de modo indireto.
B) a dialética, único método apropriado para alcançar a verdade.
C) o humor, cujo efeito é desestabilizador, porque nos provoca o pensamento.
D) o sarcasmo, pois este faz a hipocrisia ser explicitada.
E) a apatia, único objetivo verdadeiramente louvável da filosofia.

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