01-
Não
temos exatamente uma vida curta, mas desperdiçamos grande parte
dela. A vida, se bem empregada, é suficientemente longa e nos foi
dada com muita generosidade para realização de importantes tarefas.
Ao contrário, se desperdiçada no luxo e na indiferença, se nenhuma
obra é concretizada, por fim, se não se respeita nenhum valor, não
realizamos aquilo que deveríamos realizar, sentimos que ela
realmente se esvai.
(SÊNECA.
Sobre a brevidade da vida . Porto Alegre: L&PM, 2007, p. 26.)
→ Tendo
como base o texto acima, é correto afirmar que
A)
grande parte da ética apresentada por Sêneca está calcada na
aceitação dos valores vigentes e da vida em sociedade de Roma.
B)
segundo Sêneca, a vida é breve e que temos que aproveitá-la da
melhor maneira possível, inclusive com hábitos hedonistas.
C)
podemos encontrar nos escritos de Sêneca a influência da filosofia
estoica, principalmente nas regras de vida desenvolvidas por ele.
D)
Sêneca desenvolveu seu pensamento sob os pilares da tradição
Patrística latina, culminando na construção de um conjunto de
regras morais.
E)
o pensamento de Sêneca foi fortemente influenciado pela ética
socrático-platônica e sua concepção de que a má conduta decorre
da ignorância.
02-
Epicuro foi um filósofo grego que procurou, através da filosofia,
mostrar o caminho para a vida feliz. Para ele, o que é necessário
para ser feliz?
A)
para ser feliz, é preciso dedicar a vida ao prazer e evitar o
sofrimento.
B)
para ser feliz, é necessário vivermos com uma vida farta com
riqueza extrema.
C)
para ser feliz, devemos seguir todo ensinamento vindo de alguma
divindade.
D)
para ser feliz, basta ser uma pessoa complexa.
E)
para ser feliz, primeiramente, torna-se necessário curar os males da
própria alma.
03-
(UEM, 2012 - modificada) Afirma o filósofo Epicuro (séc. III a.C.),
conhecido pela defesa de uma filosofia hedonista:
[...]
o prazer é o começo e o fim da vida feliz. É ele que reconhecemos
como o bem primitivo e natural e é a partir dele que se determinam
toda escolha e toda recusa e é a ele que retornamos sempre, medindo
todos os bens pelo cânon do sentimento. Exatamente porque o prazer é
o bem primitivo e natural, não escolhemos todo e qualquer prazer;
podemos mesmo deixar de lado muitos prazeres quando é maior o
incômodo que os segue.
EPICURO.
A vida feliz. In: ARANHA, M. L.; MARTINS, M. P. Temas de filosofia.
3. ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005. p. 228.
→
Considerando
os conceitos de Epicuro, é CORRETO afirmar que:
1)
estudar todo dia não é bom porque a falta de prazer anula todo
conhecimento adquirido.
2)
todas as escolhas são prazerosas porque naturalmente os seres
humanos rejeitam toda dor.
4)
comer uma refeição nutritiva e saborosa em demasia é ruim porque
as consequências são danosas ao bem-estar do corpo.
8)
a beleza corporal é uma finalidade da vida humana porque o prazer de
ser admirado é a maior felicidade para o ser humano.
16)
o prazer é necessariamente felicidade porque ele pode gerar o seu
contrário, a dor.
→
Somando
os valores das alternativas corretas teremos:
A)
4 B) 6 C) 12 D) 9 E) 10
04-
(UEM,
2008) O Período Helenístico inicia-se com a conquista macedônica
das cidades-Estado gregas. As correntes filosóficas desse período
surgem como tentativas de remediar os sofrimentos da condição
humana individual: o epicurismo ensinando que o prazer é o sentido
da vida; o estoicismo instruindo a suportar com a mesma firmeza de
caráter os acontecimentos bons ou maus; o ceticismo de Pirro
orientando a suspender os julgamentos sobre os fenômenos.
→
Sobre
essas correntes filosóficas, assinale o que for CORRETO.
01)
Os estoicos, acreditando na ideia de um cosmo harmonioso governado
por uma razão universal, afirmaram que virtuoso e feliz é o homem
que vive de acordo com a natureza e a razão.
02)
Conforme a moral estoica, nossos juízos e paixões dependem de nós,
e a importância das coisas provém da opinião que delas temos.
04)
Para o epicurismo, a felicidade é o prazer, mas o verdadeiro prazer
é aquele proporcionado pela ausência de sofrimentos do corpo e de
perturbações da alma.
08)
Para Epicuro, não se deve temer a morte, porque nada é para nós
enquanto vivemos e, quando ela nos sobrevém, somos nós que deixamos
de ser.
16)
O ceticismo de Pirro sustentou que, porque todas as opiniões são
igualmente válidas e nossas sensações não são verdadeiras nem
falsas, nada se deve afirmar com certeza absoluta, e da suspensão do
juízo advém a paz e a tranquilidade da alma.
Somando
os valores das alternativas corretas teremos:
A)
15 B) 28 C) 23 D) 31 E) 27
05-
(Enem 2014) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros,
naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários,
mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se
não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser
facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou
parecem geradores de dano.
EPICURO
DE SAMOS. “Doutrinas principais”. In: SANSON, V. F. Textos
de filosofia.
Rio de Janeiro: Eduff, 1974
→ No
fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim
A)
alcançar o prazer moderado e a felicidade.
B)
valorizar os deveres e as obrigações sociais.
C)
aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
D)
refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
E)
defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.
06-
(Ufsj 2012) Sobre a ética na Antiguidade, é CORRETO
afirmar
que
A)
os cínicos utilizavam o humor para mostrar como era necessário
possuir riquezas para alcançar a felicidade plena.
B)
os epicuristas afirmavam a existência de uma vida post
mortem,
na qual todas as dores cessariam.
C)
Kant, na direção socrática, defendeu a necessidade de purificação
da alma para se alcançar a ideia de bem.
D)
Aristóteles repercutiu a ideia de uma ética intimista voltada para
o bem individual, que, ao ser exercida, se espargiria por todos os
homens.
E)
o ideal ético perseguido pelo estoicismo era um estado de plena
serenidade para lidar com os sobressaltos da existência.
07-
(Unisc
2012) Nas suas Meditações,
o
filósofo estoico Marco Aurélio escreveu:
“Na
vida de um homem, sua duração é um ponto, sua essência, um fluxo,
seus sentidos, um turbilhão, todo o seu corpo, algo pronto a
apodrecer, sua alma, inquietude, seu destino, obscuro, e sua fama,
duvidosa. Em resumo, tudo o que é relativo ao corpo é como o fluxo
de um rio, e, quanto á alma, sonhos e fluidos, a vida é uma luta,
uma breve estadia numa terra estranha, e a reputação, esquecimento.
O que pode, portanto, ter o poder de guiar nossos passos? Somente uma
única coisa: a Filosofia. Ela consiste em abster-nos de contrariar e
ofender o espírito divino que habita em nós, em transcender o
prazer e a dor, não fazer nada sem propósito, evitar a falsidade e
a dissimulação, não depender das ações dos outros, aceitar o que
acontece, pois tudo provém de uma mesma fonte e, sobretudo, aguardar
a morte com calma e resignação, pois ela nada mais é que a
dissolução dos elementos pelos quais são formados todos os seres
vivos. Se não há nada de terrível para esses elementos em sua
contínua transformação, por que, então, temer as mudanças e a
dissolução do todo?”
→ Considere
as seguintes afirmativas sobre esse texto:
I.
Marco Aurélio nos diz que a morte é um grande mal.
II.
Segundo Marco Aurélio, devemos buscar a fama, a riqueza e o prazer.
III.
Segundo Marco Aurélio, conseguindo fama, podemos transcender a
finitude da vida humana.
IV.
Para Marco Aurélio, a filosofia é valiosa porque nos permite
compreender que a morte é parte de um processo da natureza e assim
evita que nos angustiemos por ela.
V.
Para Marco Aurélio, só a fé em Deus e em Cristo pode libertar o
homem do temor da morte.
VI.
Para Marco Aurélio, o homem participa de uma realidade divina.
→ Assinale
a alternativa correta.
A)
Somente as afirmativas I e V estão corretas.
B)
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
C)
Somente as afirmativas IV e VI estão corretas.
D)
Todas as afirmativas estão corretas.
E)
Somente a afirmativa IV está correta.
08-
No
século XX, o filósofo francês Michel Foucault tenta uma retomada
da ética como construção da vida de cada um. Em meados da década
de 1970 deu início a pesquisas para a produção de uma “história
da sexualidade”, procurando compreender esse fenômeno no Ocidente.
Deparou com as questões morais relativas à vivência da sexualidade
e dedicou-se a estudar textos e documentos antigos para pesquisar
como
os
gregos e os romanos tratavam a questão. Nessas pesquisas, Foucault
encontrou dois conceitos importantes.
→ Quais
foram os dois conceitos importantes que Foucault encontrou
em sua pesquisa?
A)
“Cuidado de siˮ e “falar a verdadeˮ.
B)
“Cuidado com os outrosˮ e “praticar a justiçaˮ.
C)
“Falar a verdadeˮ e “cumprir seu deverˮ.
D)
“Cuidado de siˮ e “nunca mentirˮ .
E)
“Eudaimonia” e “viver para si”.
09-
Como em quase tudo na filosofia, não há uma visão única de ética.
Em relação a essa diversidade de pensamentos, há também muitos
equívocos. De acordo com o filósofo contemporâneo Peter Singer, na
introdução de seu livro Ética prática, podemos dizer com razoável
certeza o que a ética não é. Ele cita quatro visões
contemporâneas que precisam ser combatidas:
I.
A ética não pode ser vista como uma série de regras e proibições
relativas ao sexo; a ética não é uma moral sexual.
II.
A ética não pode ser considerada um sistema teórico sem aplicação
prática; ao contrário, a ética só faz sentido como orientação
da prática de cada um.
III.
É equivocada a ideia de que a ética só faz sentido no contexto
religioso; ela é uma prática reflexiva sobre os problemas da vida
cotidiana.
IV.
Alguns afirmam, erroneamente, que a ética é relativa, pois os
valores são de cada sujeito; embora esteja centrada na ação de
cada sujeito, a ética só faz sentido porque vivemos no coletivo,
com as ações de uns interferindo nas ações de outros. Logo, ela
não pode ser subjetiva ou relativa.
→
Está
o correto o que se afirma nas assertivas
A)
II e III.
B)
I e III.
C)
I, II e IV.
D)
I, II e III.
E)
I, II, III e IV.
10-
O cinismo foi fundado por um discípulo de Sócrates, Antístenes (c.
445 a.C.-c. 365 a.C.), que centrou sua filosofia na ética,
defendendo uma vida pautada pela virtude. Esses filósofos (cínicos)
não escreveram tratados, mas faziam da filosofia uma prática
cotidiana, assim como Sócrates, que filosofava dialogando com as
pessoas na praça pública.
→Enquanto
Sócrates usava a ironia, os cínicos usavam
A)
as metáforas, as quais permitem ensinar de modo indireto.
B)
a dialética, único método apropriado para alcançar a verdade.
C)
o humor, cujo efeito é desestabilizador, porque nos provoca o
pensamento.
D)
o sarcasmo, pois este faz a hipocrisia ser explicitada.
E)
a apatia, único objetivo verdadeiramente louvável da filosofia.
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