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segunda-feira, 13 de março de 2023

Filosofia da ação - determinismo e liberdade na ação humana: o problema do livre arbítrio «»

 

  • Uma ação é um acontecimento de um tipo especial, pois envolve aspectos que estão ausentes de um mero acontecimento: quando realizamos voluntariamente uma ação, parece evidente que poderíamos ter escolhido não o fazer.

    • Contudo, esta impressão parece entrar em conflito com o que julgamos saber sobre o universo, porque a ciência afirma que todos os acontecimentos do universo estão determinados.

    • Ficamos assim com um argumento que levanta perplexidades:

      • Todos os acontecimentos estão determinados.

As ações são acontecimentos.

Logo, as ações estão determinadas.

  • Significa isso que a impressão de que somos livres é ilusória?

  • Aparentemente, todos os acontecimentos estão causalmente determinados pelos acontecimentos anteriores e pelas leis da natureza. A isto chama-se a tese do determinismo.

    • Um acontecimento está causalmente determinado pelos acontecimentos anteriores e pelas leis da natureza quando não poderia deixar de se dar sem violar as leis da natureza ou sem ter origem em acontecimentos anteriores diferentes.

    • O universo forma uma imensa cadeia causal na qual cada efeito está determinado pelas causas que o antecedem.

      • Chama-se cadeia causal à sequência encadeada de causas e efeitos.

  • Como vimos, explica-se uma ação referindo as crenças e os desejos do agente. Contudo, as crenças e desejos do agente são, em si, acontecimentos no mundo, só que ocorrem no seu cérebr, sendo igualmente o resultado causal de acontecimentos anteriores.

    • Logo, se as nossas acções resultam causalmente dos nossos desejos e crenças, e se estas resultam por sua vez de acontecimentos anteriores, as nossas acções resultam indirectamente desses acontecimentos anteriores.

  • Mas isto parece significar que não somos livres…

  • A perspectiva de senso comum que temos da acção humana é que as condicionantes da ação influenciam, mas não determinam, a nossa acção, por isso a tese determinista contraria o que pensamos de nós mesmos.

    • Chama-se por vezes condicionantes histórico-culturais da ação aos factores históricos e culturais que influenciam a personalidade das pessoas, e portanto o modo como agem.

    • chama-se condicionantes físico-biológicas da ação aos factores físicos e biológicos que influenciam a personalidade das pessoas, e portanto o modo como agem.

  • O problema do livre-arbítrio consiste em tentar compatibilizar o determinismo que encontramos na natureza com a perspectiva de senso comum que temos de nós mesmos. Poderemos ser realmente livres num universo determinista? Ou será que temos de aceitar que a liberdade é uma ilusão porque tudo está determinado? Poderemos, alternativamente, conceber que o universo não está afinal inteiramente determinado precisamente porque somos livres?

    • O livre-arbítrio é a capacidade para decidir (arbitrar) em liberdade. 
    • As teorias que respondem ao problema do livre-arbítrio dividem-se em dois grupos: teorias incompatibilistas e teorias compatibilistas.

      • As teorias incompatibilistas defendem que o livre-arbítrio não é compatível com o determinismo.

      • As teorias compatibilistas defendem que o livre-arbítrio é compatível com o determinismo. 

        Teorias

        livre-arbítrio?

        Tudo está

        determinado?

        Incompatibilismo

        Determinismo radical

        Não

        Sim

        Libertismo

        Sim

        Não

        Compatibilismo (determinismo moderado)

        Sim

        Sim

         

        • Não se deve confundir o determinismo com o fatalismo.
      • O fatalismo é a tese de que alguns acontecimentos são inevitáveis, independentemente do que possamos decidir ou fazer.

    • Atividades:

    1. O que é o determinismo?

    2. O que significa dizer que um dado acontecimento está causalmente determinado? Dê exemplos.

    3. O que é uma cadeia causal?

    4. O que são as condicionantes da ação? Descreva os dois tipos e dê exemplos.

    5. Você concorda com a tese determinista? Por quê?

    6. Você concorda com a afirmação de que possuímos livre arbítrio? Por quê?

    7. Na sua opinião, é possível conciliar a ideia determinista com a do livre-arbítrio? Argumente a respeito.


     

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