O objeto de estudo de uma disciplina é aquilo que a disciplina estuda.
O método de uma disciplina é o modo como leva a cabo esse estudo.
Define-se muitas vezes as ciências em termos de objeto e método.
Também a filosofia tem um objeto e um método de estudo:
A filosofia tem como objeto de estudo problemas fundamentais acerca da natureza da realidade, do conhecimento e do valor.
O método da filosofia é a discussão crítica.
A filosofia tem por objeto de estudo um certo tipo de problemas ou questões. As respostas a esses problemas são aquilo a que se chama teorias ou teses. Estas teorias são, por sua vez, defendidas por meio de argumentos ou raciocínios.
Claro que nem todos os problemas são filosóficos; também há problemas científicos, literários, quotidianos e religiosos, entre outros.
Para que um problema seja filosófico, tem de poder ser resolvido ou estudado recorrendo exclusivamente ao pensamento, não se podendo recorrer à experimentação científica, à observação, à autoridade ou ao cálculo matemático.
Apesar de podermos usar informação empírica obtida pelas ciências.
Para garantir que um determinado problema é genuinamente filosófico, temos de ser muito rigorosos ao formular a pergunta que o exprime.
É muito importante formular com rigor as perguntas filosóficas também por outra razão. Perguntas que parecem apenas ligeiramente diferentes podem de fato ser muitíssimo diferentes.
Para que sejam filosóficas, as respostas aos problemas filosóficos têm de estar fundamentadas.
Fundamentar ou justificar publicamente uma resposta é oferecer os melhores argumentos ou razões que conseguirmos imaginar a seu favor – e permitir que as outras pessoas os avaliem criticamente.
Quando se estuda filosofia, aprendemos a formular e discutir, com clareza e rigor, os seus problemas, teorias e argumentos.
À semelhança do que acontece noutras áreas do conhecimento, os conceitos desempenham um papel muito importante na filosofia.
Gramaticalmente, um conceito é uma noção ou ideia geral, como estado, planeta, gene, beleza, verdade, etc.
Contudo, num sentido mais filosófico, um conceito é tudo o que pode fazer parte de uma afirmação.
Distingue-se a extensão de um conceito da sua intensão (com «s»; não confundir com «intenção»).
A extensão de um conceito é as coisas a que esse conceito se aplica.
A intensão de um conceito é a propriedade (ou propriedades) que determina a extensão do conceito.
Por exemplo, a extensão do conceito de mulher são as mulheres todas. A intensão é as propriedades que distinguem as mulheres de todas as outras coisas, nomeadamente as seguintes: ser membro da espécie Homo sapiens e ser do sexo feminino.
Precisamos de definir, ou pelo menos caracterizar com muita precisão, alguns conceitos centrais relacionados com os problemas que queremos discutir.
A filosofia ocupa-se de problemas fundamentais que exprimimos através de conceitos como os de realidade, conhecimento, valor, beleza, justiça, arte, bem moral, etc.
Atividades:
1. Qual é o objeto e o método da filosofia?
2. Explique o que distingue os problemas filosóficos dos outros problemas?
3. Explique por que razão nem todas as respostas aos problemas filosóficos são filosóficas?
4. Explique qual é a relação entre os problemas, as teorias e os argumentos da filosofia?
5. O que se aprende a fazer quando se estuda filosofia?
6. Explique a importância dos conceitos em filosofia.
7. Dos problemas abaixo, escolha 2 que sejam filosóficos e tente dar-lhes uma resposta filosófica, isto é, fundamentada:
a) Será que a vida tem sentido?
b) Será que os crentes são mais felizes do que os ateus?
c) Os animais têm direitos?
d) Como podemos saber que o mundo não é uma ilusão?
e) O que é a arte?
f) Será um pecado tomar a pílula?
g) Será a existência de Deus compatível com o sofrimento?
h) O que é uma lei da física?
i) Qual é a composição da atmosfera de Júpiter?
Fonte: A Arte de Pensar 10a. Aires Almeida e outros. Didactica Editora. 1ª Ed.
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