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quinta-feira, 9 de março de 2023

Introdução à Filosofia: os elementos da filosofia «»

  • O objeto de estudo de uma disciplina é aquilo que a disciplina estuda.

  • O método de uma disciplina é o modo como leva a cabo esse estudo.

    • Define-se muitas vezes as ciências em termos de objeto e método.

  • Também a filosofia tem um objeto e um método de estudo:

    • A filosofia tem como objeto de estudo problemas fundamentais acerca da natureza da realidade, do conhecimento e do valor.

    • O método da filosofia é a discussão crítica.

      • A filosofia tem por objeto de estudo um certo tipo de problemas ou questões. As respostas a esses problemas são aquilo a que se chama teorias ou teses. Estas teorias são, por sua vez, defendidas por meio de argumentos ou raciocínios.

  • Claro que nem todos os problemas são filosóficos; também há problemas científicos, literários, quotidianos e religiosos, entre outros.

    • Para que um problema seja filosófico, tem de poder ser resolvido ou estudado recorrendo exclusivamente ao pensamento, não se podendo recorrer à experimentação científica, à observação, à autoridade ou ao cálculo matemático.

      • Apesar de podermos usar informação empírica obtida pelas ciências.

    • Para garantir que um determinado problema é genuinamente filosófico, temos de ser muito rigorosos ao formular a pergunta que o exprime.

      • É muito importante formular com rigor as perguntas filosóficas também por outra razão. Perguntas que parecem apenas ligeiramente diferentes podem de fato ser muitíssimo diferentes.

    • Para que sejam filosóficas, as respostas aos problemas filosóficos têm de estar fundamentadas.

      • Fundamentar ou justificar publicamente uma resposta é oferecer os melhores argumentos ou razões que conseguirmos imaginar a seu favor – e permitir que as outras pessoas os avaliem criticamente.

      • Quando se estuda filosofia, aprendemos a formular e discutir, com clareza e rigor, os seus problemas, teorias e argumentos.

  • À semelhança do que acontece noutras áreas do conhecimento, os conceitos desempenham um papel muito importante na filosofia.

    • Gramaticalmente, um conceito é uma noção ou ideia geral, como estado, planeta, gene, beleza, verdade, etc.

      • Contudo, num sentido mais filosófico, um conceito é tudo o que pode fazer parte de uma afirmação.

    • Distingue-se a extensão de um conceito da sua intensão (com «s»; não confundir com «intenção»).

      • A extensão de um conceito é as coisas a que esse conceito se aplica.

      • A intensão de um conceito é a propriedade (ou propriedades) que determina a extensão do conceito.

        • Por exemplo, a extensão do conceito de mulher são as mulheres todas. A intensão é as propriedades que distinguem as mulheres de todas as outras coisas, nomeadamente as seguintes: ser membro da espécie Homo sapiens e ser do sexo feminino.

    • Precisamos de definir, ou pelo menos caracterizar com muita precisão, alguns conceitos centrais relacionados com os problemas que queremos discutir.

      • A filosofia ocupa-se de problemas fundamentais que exprimimos através de conceitos como os de realidade, conhecimento, valor, beleza, justiça, arte, bem moral, etc.



  • Atividades:

1. Qual é o objeto e o método da filosofia?

2. Explique o que distingue os problemas filosóficos dos outros problemas?

3. Explique por que razão nem todas as respostas aos problemas filosóficos são filosóficas?

4. Explique qual é a relação entre os problemas, as teorias e os argumentos da filosofia?

5. O que se aprende a fazer quando se estuda filosofia?

6. Explique a importância dos conceitos em filosofia.

7. Dos problemas abaixo, escolha 2 que sejam filosóficos e tente dar-lhes uma resposta filosófica, isto é, fundamentada:

a) Será que a vida tem sentido?

b) Será que os crentes são mais felizes do que os ateus?

c) Os animais têm direitos?

d) Como podemos saber que o mundo não é uma ilusão?

e) O que é a arte?

f) Será um pecado tomar a pílula?

g) Será a existência de Deus compatível com o sofrimento?

h) O que é uma lei da física?

i) Qual é a composição da atmosfera de Júpiter?


 

Fonte: A Arte de Pensar 10a. Aires Almeida e outros. Didactica Editora. 1ª Ed.

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